23 fevereiro 2017

LALALANDAR



Every time I go to a movie, it's magic, no matter what the movie's about!

Steven Spielberg

Em plena award season, hoje trago um post sobre uma das coisas que mais prazer me dá na vida, ir ao cinema, sim, se me querem ver feliz, é deixarem-me ir ao cinema vezes e vezes sem conta!


Mas a minha paixão cinematográfica não se resume apenas a ir ao cinema e ao enfardar de pipocas, eu gosto de saber o que está por trás, de chegar a casa e pesquisar sobre o making off, sobre os atores, realizadores e as suas carreiras e consequentemente a award season. Posto isto, e com os Academy Awards ao virar da esquina, faz mais que sentido falar sobre alguns filmes que prometem brilhar na noite hollywoodesca mais aguardada do ano.


Com 14 nomeações ao troféu do homem nu (modo carinhoso como gosto de me referir ao Oscar) o filme, dirigido e escrito por Damien Chazelle, igualmente realizador de um filme que adorei, o Whiplash (com o qual o magnífico J. K. Simons ganhou o seu Academy Award) promete, ao que tudo indica, ser o grande galardoado da gala de domingo.
A fofinha da Emma Stone e o gatão do Ryan Gosling protagonizam esta história, que muito honestamente, ainda não consegui classificar. Que é um musical não tenho dúvidas, mas se efetivamente se trata de um romance, ou drama, ou comédia, ainda não me consegui decidir. Vi o filme em Janeiro mas, de certa forma, a falta de tempo que ultimamente tem pautado a minha vida, foi uma mais valia para a escrita deste post. Acredito, ou melhor, tenho a certeza, de que se a minha crítica tivesse sido escrita logo após a visualização do filme, haveriam unicórnios, arco-íris, flores e corações a cada palavra, tendo em conta que eu saí da sala de cinema completamente encantada, mas depois, depois começo a pensar com a cabeça e não com o coração, começo a lembrar-me de outros filmes, outros atores, todo o meu (ainda não tão vasto como desejo) conhecimento cinematográfico, e volto ao planeta Terra.


Não quero com isto dizer que não gostei do filme, acalmem os chicotes, não precisam de me espancar, mas sendo totalmente honesta, não considerei assim algo tão fora do normal, tão extraordinário como isso, tão tchanann que me faça compreender o efeito fenómeno. São duas horas bem passadas, disso não há dúvida, bastante agradáveis, com uma banda sonora lindíssima que, já antes do filme e agora, se encontra constantemente a tocar nos meus ouvidos, sai-se do cinema revigorado, tipo efeito bálsamo para a alma, mas daí a levar-me a concordar com toda esta subserviência ao filme, vai um passo gigante. Se concordo com as nomeações no que ao som/banda sonora diz respeito?! Sim, sem pensar duas vezes. Se concordo com tudo o resto?! Tudo, tudo, talvez não. No filme o Ryan é giro, sim giro e a Emma balança entre o fofa e o irritante. Os astros encontram-se, aparentemente, alinhados para que ela arrecade o prémio, mas não deixo de achar um exagero, a minha Isabelle Huppert merece mais, mas pronto, vou-me calar antes que trucidem por não estar no "LaLaLand estado de graça". De qualquer forma, recomendo toda a gente a ver o filme, terão certamente duas horas bem passadas, e um final que vos fará pensar e muito!


Agora é esperar por domingo para ver se a moça se vai poder agarrar a um Oscar a sério e deixar o de Lego de parte.


P.S.: Não me odeiem, eu até gosto da rapariga :)





2 comentários:

  1. Por acaso ainda não tive a curiosidade de o ver!

    Beijinhos,
    Inês - http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  2. Otimo Post , Adorei . Segui
    https://thedevillprada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar